A cerâmica vitrificada azul e branca é linda... nas paredes

"Seguir a moda" é algo muito divertido... é também ser brega com três meses de antecedência. Mas quem sou eu pra falar em breguice/tendência sendo que adquiri um tênis com salto e todo colorido? Rá! Sou alguém que não gostou das roupas com "estampa de azulejo".

Vamos ao post...
A cerâmica vitrificada azul e branca é originalmente holandesa, da cidade de Delft. Foi introduzida na Holanda por ceramistas italianos que imigraram para lá no século XVI. Adotaram motivos decorativos holandeses de animais e flores. Mais tarde (no séc. seguinte), o comércio com o Oriente trouxe amostras da delicada porcelana chinesa. Por volta de 1650, os ceramistas da região já havia adotado o modelo chinês e desenhavam belos pratos, tigelas, vasos, paisagens holandesas e cenas da bíblia, se tornando conhecida por todo o mundo. Portugal importou essa arte holandesa durante quase 50 anos... mais tarde, os ceramistas portugueses usaram das mesmas cores para enfeitar sua arte nos azulejos.

A "criatividade" dos estilistas vai além da nossa imaginação de meros consumidores dessa indústria. E graças ao estilista italiano Roberto Cavalli que criou a coleção resort 2013, inspirada nas porcelanas orientais e cerâmicas italianas, que agradou a muita gente - mas não a mim - pude ver uma avalanche de peças semelhantes as de sua coleção na minha frente. Em 2005 ele já havia apresentado um vestido com estampa de cerâmica vitrificada. Quis repetir a dose para esse ano e arrebatou coraçõezinhos fashionistas mundo a fora. Outras grifes também o acompanhou na ideia como: Michael Kors, Valentino, Pucci, Moschino.
E não somente as grifes... as lojas departamento também aderiram. O que não é ruim, porque quem não pode e não quer pagar caro por uma peça que pode cansar rapidamente, paga menos e se veste do "mesmo jeito". E vamos combinar que não tem a menor graça pagar caro por algo que todo mundo já tem. No momento vejo apenas a Zara - e o site ebay, que não perde tempo - com peças assim e preços mais acessíveis, mas logo, logo veremos outras lojas bem pertinho da gente. Esperem.
Mas se estais com pressa, o melhor é comprar um tecido "engoal" [sim, eles já estão a disposição nas lojas especializadas] e encomendar sua peça com modelagem de sua escolha à uma boa costureira. Vai economizar muito mais e estará de acordo com a tendência. 
Azul e branco são algumas das minhas cores preferidas - gosto de roupas e acessórios nessas cores -, também acho lindo os azulejos portugueses e as cerâmicas holandesas, italianas, orientais...mas gosto deles nas paredes e nas louças. As roupas com inspirações em cerâmica vitrificada não me agradaram não, em especial as calças, vestidos e blazeres. Fica muito over, exagerado, cansa os meus olhos. Sinto como se estivesse vendo uma parede em forma de gente ou um vaso ambulante rs...

A presença dos arabescos sem exagero me agradam mais, e se eu usar algo com trama semelhante, usarei uma blusa ou camisa com detalhes nas mangas ou no colarinho. Acho mais bonito e menos cansativo. Com certeza repetiria mais vezes do que se fosse uma peça totalmente estampada. 
Uma graça esse relógio todo transparente, e apenas o que chama atenção é a pintura no fundo. Esse eu quero pra ontem *o*
E vocês, gostam dessa overdose?

Beijos,

2 comentários :

  1. Mais,adorei as roupas ! Só as 3 primeiras que não !

    Será que poderia visitar meu blog e se gostar seguir ? Já estou seguindo o seu ! Beijokas

    aquieagoraofficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo, nos outros. Também não curti as calças e blazer, mas os vestidos são bonitos.

    Maria José

    ResponderExcluir


Olá,
Obrigada pela leitura do post e pela sua visita.
Deixe aqui a sua opinião/comentário ;)